Youtuber compra todos os softwares das eShops no Wii U e no 3DS, gastando mais de $22,000

22 de Março de 2023
Gabriel Tavares

O Youtuber Jirard do canal The Completionist realizou o sonho de todos os fãs dos consoles Wii U e 3DS ao comprar todos os softwares disponíveis em suas lojas digitais.

A Nintendo anunciou no ano passado que as Nintendo eShops do Wii U e do 3DS serão descontinuadas no dia 27 de março de 2023, tornando impossível a compra ou download de qualquer software. Só será possível refazer o download de jogos que o usuário já possui. Com isso, muitos jogos se tornarão inacessíveis para sempre por serem exclusivos dessas eShops, e essa foi a maior motivação de Jirard para começar essa ação e preservar a vasta biblioteca de jogos dos consoles.

A equipe enfrentou diversas dificuldades em cada fase do processo de compra e download dos softwares. Ao tentar comprar os cartões eShop, a equipe teve problemas como um limite de Gift cards em uma só compra na loja e até mesmo um problema com o banco, por conta de uma proteção de segurança do cartão de crédito de um dos amigos de Jirard.

Após todo o trabalho para comprar os gift cards, houveram diversos problemas na hora de resgatá-los nas eShops e comprar os jogos. O time teve que lidar com um limite imposto pela loja, que apenas permitia 250 dólares simultaneamente na carteira virtual e ainda limitava as compras diárias de jogos. Alem disso, ainda houveram problemas na hora da instalação, já que o Wii U permitia apenas 300 jogos instalados ao mesmo tempo e o 3DS apenas permitia que a instalação dos títulos do DSi Ware fosse feita na memória do console.

Porém, talvez o maior contratempo enfrentado pelo time tenha sido o fato do 3DS não disponibilizar as DLCs de jogos diretamente em sua loja. Para adquirir as DLCs de jogos no console, é necessário abrir o jogo que possui tal DLC e baixar diretamente de lá. Alguns jogos até mesmo permitiam apenas que as DLCs fossem adquiridas após o jogador completar uma certa parte do jogo, como é o caso de New Super Mario Bros. 2.

Porém, a equipe conseguiu superar os problemas e completar seu objetivo, adquirindo 866 jogos de Nintendo Wii U, ocupando 1.2 TB de espaço divididos em três HDs e 1.547 jogos de Nintendo 3DS, ocupando 267 GB (ou 2.136.689 blocos) divididos em quatro cartões SD. A lista inclui jogos lançados durante a geração do Wii U e do 3DS, além de jogos do Virtual Console, jogos do DSi Ware e DLCs. Foram necessários 328 dias para completar o processo e 464 eShop cards para adicionar os fundos a eShop, que totalizaram US$ 22.791,00 (cerca de R$ 119 mil).

Um dos objetivos dessa iniciativa era trazer mais atenção do público a preservação de videogames, já que, como Jirard menciona, a possibilidade de que títulos e seus códigos-fonte desapareçam é constante. O canal The Completionist vai realizar o evento Preserve Play nos dias 15 e 16 de abril, e realizarão a doação do Nintendo Wii U e do Nintendo 3DS e dos HDs e Cartões SD com todos os jogos para a Video Game History Foundation.

Confira o vídeo do canal The Completionist:

Comente e compartilhe