"O Show de Truman" completa 20 anos

04 de Junho de 2018 | Camila Costa

Quando "O Show de Truman" estreou, nos anos 90, todos viam a história de Truman como algo completamente imerso na ficção. Entretanto, nos 20 anos da estreia do filme, a sociedade e a tecnologia mudaram de uma forma tão drástica que o enredo da obra virou parte da nossa realidade.

No filme, Truman Burbank é um simples banqueiro com uma vida completamente ordinária. Entretanto, algumas coisas fazem Truman estranhar a sua cidade, seus amigos e até mesmo a sua própria esposa. Durante a história, ele descobre que na verdade a sua vida não passa de um reality show, no qual ele está sendo filmado 24h por dia desde o seu nascimento. Todos os seus conhecidos são atores e a sua vida é um script, assistida por milhões de pessoas diariamente.

Na época, o filme foi muito polêmico e levantou discussões, principalmente quando comparado com o clássico "1984", de George Orwell. Entretanto, hoje, o estranho virou comum. Através das redes sociais, a vida de "ídolos" são acompanhadas diariamente por milhares de pessoas - até mesmo as atividades mais mundanas. Ainda, programas como Big Brother, entre outros, confinam pessoas no mesmo ambiente durante meses e filmam as relações humanas 24h por dia.

Por isso, hoje, "O Show de Truman" se tornou um clássico e pode ser visto como uma forma de refletir sobre o rumo que a sociedade tomou ao longo dos últimos anos.

Se você ainda não assistiu esse clássico protagonizado por Jim Carrey, confira o trailer:

Comente e compartilhe