iPhone ganhará opção de desbloqueio facial mesmo de máscara

31 de Janeiro de 2022
Gabriel Tavares

Atualmente ainda não existe uma forma fácil de desbloquear o iPhone se o usuário estiver de máscara. Sabendo disso, a Apple trabalha num mecanismo para que seja possível utilizar o Face ID mesmo de máscara, de acordo com o observado pelo portal 9to5Mac numa versão beta do futuro iOS 15.4. Um recurso similar só está disponível para quem possui um Apple Watch, o smartwatch da Apple.

Além disso, a companhia prepara melhorias para um melhor desbloqueio enquanto se usa óculos. Tal recurso é pedido por usuários de iPhones desde o começo da pandemia do coronavírus.

O suporte à máscara foi visto pela primeira vez pelo youtuber Brandon Butch, que compartilhou a descoberta no Twitter. Na tela de configuração há o aviso de que o Face ID funciona de forma mais precisa com o reconhecimento completo do rosto. A autenticação e desbloqueio com uso de máscara se dará com o uso de características únicas ao redor dos olhos. A tecnologia deve permitir, inclusive, pagamentos pelo Apple Pay— um indicativo de que a Apple confia no recurso.

Outro aperfeiçoamento na tecnologia de autenticação do recurso diz respeito a quem usa óculos. A captura de tela divulgada pelo portal 9to5Mac mostra um aviso de que “usar o Face ID enquanto usa máscara funciona melhor quando configurado para reconhecer cada par de óculos que você usa regularmente”. Além disso, há o aviso de que o desbloqueio facial não suporta óculos escuros.

Aparelhos compatíveis

Apesar da implementação do recurso ter surgido na versão beta do iOS 15.4, o 9to5Mac realizou testes com e verificou que a função está disponível apenas para as linhas do iPhone 12 e do iPhone 13. Portanto, modelos mais antigos com Face ID ficariam sem a novidade.

A explicação seria que a tecnologia de reconhecimento de “características únicas” ao redor dos olhos está disponível apenas nos smartphones mais novos da companhia. O site especializado MacMagazine, no entanto, aponta que essa pode ser uma estratégia da empresa para forçar que usuários façam upgrade para modelos mais recentes.

Comente e compartilhe