Google irá adaptar mais os seus apps para a interface do IOS

11 de Outubro de 2021
Gabriel Tavares

Faz algum tempo que o Google unificou sua linguagem de design, padronizando a interface e também a experiência dos usuários em seus aplicativos, tanto no iOS quanto no Android.

Segundo o chefe de engenharia da equipe de design do Google em plataformas da Apple, Jeff Verkoeyen, isso se deve ao fato de o Google ter investido na criação e na manutenção de componentes de UI compartilhados para “preencher lacunas na linguagem de design do UIKIT“.

Verkoeyen explicou em uma thread no Twitter que com a introdução do framework SwiftUI e os avanços no UIKit a partir do iOS 14, o Google “não sente mais a necessidade de desenvolver suas próprias soluções para muitos dos elementos da UI, controles e interações do usuário” que costumavam ser personalizados.

Isso quer dizer que os aplicativos do Google parecerão muito mais naturais e integrados ao sistema em iPhones e iPads.

Nesse sentido, o Google passará a aplicar “toques leves de marca” para manter a sua aparência no iOS. Segundo o chefe de engenharia, alguns componentes personalizados ainda são necessários, os quais ganharão “mais atenção e foco”.

Como parte dessa mudança, há alguns meses o Google colocou seu sistema Material (com componentes e ferramentas que oferecem suporte às melhores práticas de design de interface do usuário) em “modo de manutenção”. Com isso, a orientação oficial do Google agora é “seguir as diretrizes de interface humana da Apple e considerar o uso de componentes UIKit modernos ou SwiftUI”.

Resta saber o quanto os aplicativos do Google para iOS/iPadOS serão diferentes das versões para Android.

Comente e compartilhe