Cofundador da Apple, Steve Wozniak, cria empresa no ramo espacial

13 de Setembro de 2021
Gabriel Tavares

Nesta segunda-feira (13), Steve Wozniak, cofundador da Apple ao lado de Steve Jobs, anunciou uma nova empreitada, desta vez no mercado da exploração espacial.

O engenheiro eletrônico e programador se juntou ao presidente-executivo da empresa de robótica Ripcord, Alex Fielding, para criar a startup Privateer Space.

A companhia foi projetada para "manter o espaço seguro e acessível", segundo a descrição do primeiro vídeo de divulgação do negócio.

Ainda não sabemos detalhes sobre os produtos ou serviços que a Privateer irá oferecer.

O site da empresa diz que estão em "modo furtivo" e que novidades serão mostradas na conferência AMOS Tech, voltada para exibição de avanços na tecnologia espacial, que acontece entre os dias 14 e 17 de setembro, em Maui, no Havaí, Estados Unidos.

Mercado espacial

Bilionários como Jeff Bezos, Elon Musk e Richard Branson tem investido no mercado de exploração do espaço.

A Blue Origin, de Jeff Bezos e a SpaceX, de Elon Musk estão há anos criando foguetes que podem ser reutilizados, além de disputarem contratos com agências espaciais como a Nasa.

Paralelamente as companhias miram o turismo espacial, competindo por clientes ricos dispostos a pagar uma pequena fortuna para experimentar ausência de gravidade, voos supersônicos e espetáculos visuais do espaço.

Há ainda outras empreitadas mais modestas, como empresas que estudam maneiras de reduzir o lixo espacial ou a implementação de microsatélites para oferecer conexão com a internet.

Ainda não está claro em qual segmento a empresa Privateer, irá competir.

Comente e compartilhe