A verticalização do vídeo

15 de Outubro de 2021
Gabriel Tavares

Hoje, vemos o conceito do Mobile First tendo cada vez mais evidência, e as marcas já estão cientes da popularização desse conceito, assim como as plataformas, que contam com segmentação e métricas cada vez mais fiéis e aprofundadas para esse tipo de acesso.

A ideia é simples: direcionar os projetos para que sejam pensados primeiramente para o mobile, e, só então viria o plano para o desktop. Os aparelhos celulares estão à frente, no pensamento, na relevância e sobretudo na experiência do usuário. É uma realidade que só tende a aumentar, dado as melhorias tanto no acesso à internet, quanto na qualidade dos smartphones.

Os vídeos precisaram ser revistos, considerando a predominância da posição vertical dos mobiles. O conteúdo precisaria encontrar uma forma de se adaptar ao que a maioria acredita.

Mesmo as áreas que sempre tiveram forte apelo tradicional, como o cinema, foram afetadas pelo boom do mobile. O audiovisual tende a se adaptar cada vez mais aos celulares, já que os acessos através desse meio crescem de maneira progressiva, principalmente nos últimos anos. O próprio design do mobile, sendo na vertical, ao contrário da TV e das telas de cinema, é um primeiro indicativo de mudança na maneira de relacionar entre o público e o conteúdo em vídeo. Os vídeos acompanharam a tendência, e tem sido cada vez mais produzidos no formato vertical, rompendo uma tradição imposta pelo cinema, dos filmes em formato horizontal.

Alguns aplicativos como o Instagram e o Tik Tok contribuem para a popularização da verticalização dos vídeos. Hoje em dia milhões de pessoas gravam Stories e Reels para o Instagram ou vídeos para o Tik Tok. Diante disso, filmar na vertical acabou se tornando algo mais conveniente e normal para uma grande maioria dos usuários. Ou seja, já é uma tendência que continuará por um tempo.

Em relação à linguagem do vídeo, o formato vertical valoriza a ação mais do que o cenário, já que elimina as bordas oferecidas pelo formato oposto. Focar na ação, simboliza uma abordagem que questiona não só a posição do vídeo em si, mas também a maneira de o público ver o vídeo. O que ele realmente presta atenção, o que busca e o que valoriza. A linguagem selfie, que nos últimos anos se popularizou, é um retrato do foco na ação e eliminação do espaço de cena. Os selfie vídeos, como no Instagram, por exemplo, além do formato verticalizado, entregam a tendência da exposição do conteúdo.

Essa verticalização deve ser considerada pelos marketing das empresas, visando que a maioria dos usuários hoje utiliza as redes sociais que tem foco em vídeos na vertical.

Comente e compartilhe